Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ativistas do Greenpeace se penduram em um templo de Barcelona

Em uma das fachadas do emblemático templo, os ativistas mostraram cartazes com imagens de seus 30 companheiros

Barcelona - Mais de dez ativistas do Greenpeace se penduraram nesta sexta-feira (8/11) no templo da Sagrada Família de Barcelona com vários cartazes pedindo a libertação da tripulação de um barco da organização detido na Rússia desde o final de setembro. Em uma das fachadas do emblemático templo, idealizado pelo arquiteto Antoni Gaudí, os ativistas, usando cordas, mostraram cartazes com imagens de seus 30 companheiros - entre eles a brasileira Ana Paula Maciel - presos na Rússia e a palavra "liberdade" em inglês, espanhol e catalão.

[SAIBAMAIS]A manifestação durou três horas e transcorreu sob o olhar dos bombeiros e policiais. "Escolhemos a Sagrada Família porque é conhecida em todo o mundo. Queremos transmitir nossa mensagem de liberdade para nossos companheiros a todo mundo", explicou à AFP o porta-voz do Greenpeace em Barcelona, Luis Ferreirim.



Os 30 ativistas foram detidos a bordo do "Arctic Sunrise" depois de tentar escalar uma plataforma petroleira da Gazprom para denunciar riscos ecológicos. O navio foi atacado por um comando russo em 19 de setembro e seus tripulantes presos até seu julgamento em 24 de novembro. Num primeiro momento, foram acusados de pirataria, mas a Rússia reduziu a acusação para vandalismo.