Mundo

Obama acredita que paralisia orçamentária atingiu mercado de trabalho

A oposição republicana controla a Câmara de Deputados e se choca com Obama sobre o gasto público e as demandas de fundos do presidente para programas sociais

Agência France-Presse
postado em 08/11/2013 19:01
O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (8/11) que a paralisia orçamentária do começo de outubro nos Estados Unidos atingiu o mercado de trabalho, apesar da publicação de cifras melhores que o previsto nesse campo.

Na quinta-feira (7/11), "soubemos que nossa economia cresceu a um ritmo sem precedentes durante o verão (do hemisfério norte)", disse Obama no porto de Nova Orleans (Louisiana, sul).


Os Estados Unidos cresceram 2,8% em projeção anual no terceiro trimestre, segundo dados publicados na quinta-feira, acima de 1,9% esperado pelos analistas. Em outubro, foram criados 204.000 postos segundo o Departamento de Trabalho, o dobro do esperado pelos especialistas.

"Parece que cada vez que a economia está para decolar, alguém pisa no freio", disse em alusão à paralisia orçamentária de outubro.

Obama destacou que, apesar das cifras de criação de postos de trabalho, o desemprego subiu em outubro, a 7,3% (0,1 ponto percentual sobre setembro).

"Não temos por que nos dar um tiro no pé", disse Obama, que reiterou que espera alcançar um acordo orçamentário no Congresso e uma reforma imigratória.

A oposição republicana controla a Câmara de Deputados, chave em questões de orçamento, e se choca com Obama sobre o gasto público e as demandas de fundos do presidente para programas sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação