Mundo

Obama e premier de Israel conversam por telefone sobre Irã

Agência France-Presse
postado em 08/11/2013 22:47
Washington - O presidente americano, Barack Obama, telefonou nesta sexta-feira para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, depois das críticas do premier aos termos de um possível acordo com o Irã sobre seu programa nuclear - anunciou a Casa Branca.

O tema da ligação foi "discutir o Irã e nossos esforços em curso para chegar a uma resolução pacífica" - acrescentou a Casa Branca -, explicando que Obama "insistiu em seu compromisso para impedir que Teerã obtenha armamentos nucleares".

A mesma fonte informou que Obama "colocou o primeiro-ministro a par do avanço das negociações em Genebra", aonde o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegou nesta sexta-feira.

Intensas negociações diplomáticas prosseguiam nesta sexta-feira à noite. O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, anunciou sua ida no sábado, o que confirma que as conversas vão durar mais de um dia.

Kerry, que interrompeu uma viagem pelo Oriente Médio para estar em Genebra, foi acompanhado de seus homólogos francês, britânico e alemão, membros do grupo "5%2b1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha). Há anos, o grupo tenta manter sob controle a delicada questão do programa nuclear iraniano.

Mais cedo nesta sexta, em um encontro com Kerry em Tel Aviv, Netanyahu havia afirmado que seu país "fará tudo que for necessário para se defender e defender a segurança de seu povo".

Netanyahu disse que Israel rejeita "completamente" o compromisso discutido na Suíça e vê o assunto como "o negócio do século para o Irã".

O premier defendeu que "é melhor não ter acordo do que ter um acordo ruim".

"E o acordo em discussão é um acordo ruim, um acordo muito ruim. O Irã será obrigado a desmantelar nada além de uma centrífuga", condenou.

A Casa Branca considerou as críticas "prematuras".

Em relação às negociações em Genebra, "não há acordo, lembrou o porta-voz adjunto do presidente Obama, Josh Earnest. "Qualquer crítica ao acordo é prematura", frisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação