Mundo

Washington confirma prorrogação das negociações em Genebra sobre Irã

Agência France-Presse
postado em 08/11/2013 22:50
Genebra - As negociações de alto nível entre o Irã e as potências ocidentais sobre o programa nuclear iraniano prosseguirão neste sábado, pelo terceiro dia consecutivo, confirmaram funcionários americanos.

"Durante o transcurso da noite, continuamos fazendo progressos a medida em que trabalhamos para reduzir as divergências. Há mais trabalho a fazer. As reuniões serão retomadas amanhã pela manhã", disse um alto funcionário do departamento americano de Estado.

A decisão ocorre após a entrada inesperada dos chanceleres das grandes potências ocidentais nas tratativas em Genebra.

O secretário americano de Estado, John Kerry, interrompeu um giro pelo Oriente Médio e viajou a Genebra para "ajudar a amenizar as divergências nas negociações", a convite da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que preside as discussões.

Nesta sexta, Kerry e Catherine Ashton se reuniram com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohmmad Javad Zarif, na missão europeia em Genebra.

Já o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, anunciou sua chegada a Genebra no sábado, antecipando a prorrogação das negociações sobre o programa nuclear de Teerã.

Após as reuniões desta sexta-feira com a participação de Kerry e Ashton, as delegações de Estados Unidos, Europa e Irã voltaram ao hotel de Genebra onde estão hospedadas, e a chefe da diplomacia europeia se manteve calada diante dos jornalistas.

Kerry se limitou a dizer que trabalhou muito nesta sexta-feira.

O chefe dos negociadores iranianos em Genebra, vice-ministro das Relações Exteriores Abas Araqshi, afirmou que "a reunião foi produtiva, mas ainda resta muito trabalho por fazer" neste sábado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação