Mundo

Ex-presidente das Maldivas lidera eleições, mas haverá segundo turno

Estava previsto que se nenhum dos três candidatos conseguisse mais de 50% dos votos no primeiro turno, um segundo seria realizado no domingo

Agência France-Presse
postado em 09/11/2013 17:58
Malé - O líder da oposição nas Ilhas Maldivas, Mohamed Nasheed, lidera os resultados das questionadas eleições presidenciais no arquipélago, mas não conseguiu evitar o segundo turno previsto para domingo, segundo resultados oficiais.

Mohamed Nasheed vota em eleições presidenciais em Male

Nasheed recebeu 45,08% dos votos e deverá enfrentar no segundo turno Abdulla Yameen, meio irmão do ex-autocrata Maumoon Abdul Gayoom, com 31,21%.

Faltam apurar 3,4% dos votos, mas mesmo que todos estes fossem para Nasheed, ele não alcançaria os 50% necessários para evitar o segundo turno.

[SAIBAMAIS]

Os cidadãos das Ilhas Maldivas votaram na terceira tentativa de eleger um presidente depois de meses de distúrbios provocados pela deposição do primeiro chefe de Estado eleito democraticamente.

Estava previsto que se nenhum dos três candidatos conseguisse mais de 50% dos votos no primeiro turno, um segundo seria realizado no domingo.

Leia mais notícias em Mundo

A Constituição de 2008 prevê que um novo presidente seja eleito antes de 11 de novembro. A Carta Magna não prevê nenhum período interino e o país estaria ameaçado pelo caos em caso de vácuo de poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação