Agência France-Presse
postado em 09/11/2013 21:03
Genebra - Uma reunião noturna era celebrada na noite deste sábado entre o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, e seus colegas das seis potências mundiais, que participam de negociações sobre o programa nuclear iraniano em Genebra, informaram diplomatas.De Teerã, o presidente Hassan Rohani, cuja política permitiu reativar o diálogo entre iranianos e americanos, pediu neste sábado às grandes potências que não percam esta "oportunidade excepcional" de alcançar um acordo.
Fontes americanas e europeias informaram que Zarif participava de uma reunião convocada pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e ministros do grupo 5%2b1, que incluem representantes de Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]
Diplomatas participantes das negociações, que se estendeu para um terceiro dia este sábado, se esforçavam para garantir um acordo sobre a disputa de uma década sobre as ambições nucleares iranianas. Eles pareciam fazer um último esforço neste sentido, depois que Teerã levantou a possibilidade de adiar as negociações em cerca de uma semana.
Leia mais notícias em Mundo
Segundo informes iniciais, o acordo proposto, considerado um primeiro passo antes de negociações avançadas com vistas a um acordo final, prevê que Teerã congele partes de seu programa nuclear em troca de alguma suspensão das sanções que castigam sua economia.