Mundo

Polícia espanhola intercepta 340 kg de cocaína com ajuda do Brasil

A operação 'Aventador' foi desenvolvida conjuntamente com a Polícia Federal brasileira

Agência France-Presse
postado em 10/11/2013 11:36
Madri - A polícia espanhola confiscou 340 km de cocaína procedente da América Latina oculta em contêineres de transporte marítimo com a colaboração das autoridades brasileiras, com as quais continua investigando para deter narcotraficantes, informou neste domingo.

"A Guarda Civil no âmbito da operação ;Aventador;, desenvolvida conjuntamente com a Polícia Federal do Brasil, interceptou no Porto de Algeciras (Cádiz) dois contêineres que levavam 120 e 220 quilos de cocaína, respectivamente, oculta entre mercadorias legais", informou em um comunicado.

Situado no sul da Espanha, o porto de Algeciras, um dos de maior tráfego na Europa, é um dos principais pontos de entrada da droga no país.

Leia mais notícias em Mundo


"Os portos têm muito movimento, os produtos perecíveis têm que sair rápido e não se pode imobilizar um porto olhando todos e cada um dos contêineres", explicou recentemente à AFP o chefe do setor anticocaína da brigada central de entorpecentes da polícia espanhola, José Antonio Rodríguez.

Os contêineres utilizados nesta ocasião transportavam sucata e roupas usadas para reciclagem. "Partiram do Chile e dos Estados Unidos fazendo escala no Panamá, local onde os investigadores suspeitam que a organização possa ter carregado a droga", disse a polícia.

Segundo os investigadores, os traficantes utilizaram o método conhecido como "rip-off", que consiste em "introduzir a droga no contêiner no porto de origem ou escala, com desconhecimento da empresa exportadora da carga legal que transporta".

"Depois que o contêiner está no porto de destino, pessoas da mesma organização retiram o entorpecente após romper os lacres do contêiner e os substituem por lacres falsos", explicou a polícia espanhola.

A Guarda Civil e a Polícia Federal Brasileira seguem investigando para identificar os responsáveis pelos envios e as pessoas que deveriam recolher o material na Espanha, acrescentou, ressaltando que "esta nova operação é fruto da frequente cooperação internacional" das autoridades espanholas na luta contra o narcotráfico.

Principal porta de entrada na Europa da cocaína procedente da América Latina e do haxixe do norte da África, a Espanha tem o recorde europeu de apreensões de ambas as drogas.

Em 2012, a polícia espanhola confiscou 20,7 toneladas de cocaína, 24,9% a mais que em 2011, segundo o ministério do Interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação