Mundo

Exército sírio retoma controle de base militar estratégica perto de Aleppo

Base havia caído em mãos rebeldes em fevereiro passado

Agência France-Presse
postado em 10/11/2013 12:33
Damasco - O exército sírio retomou neste domingo o controle completo de uma base militar estratégica perto do aeroporto internacional de Aleppo, no norte do país, que havia caído em mãos rebeldes em fevereiro passado, anunciou a rede de televisão pública síria. "Nossas valentes forças armadas controlam totalmente a Base 80 e seus arredores", indicou a televisão.



O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) também anunciou a tomada da Base 80, após três dias de violentos combates que deixaram ao menos 95 mortos nos dois lados.

O balanço desta ONG informava sobre a morte de 43 rebeldes, 20 jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) e da Frente Al-Nusra, e de 32 soldados das milícias favoráveis ao regime sírio.

O OSDH não pôde fornecer um balanço dos mortos nas fileiras do Hezbollah xiita libanês, que combate junto às tropas do regime.

Segundo o OSDH, a tomada da Base 80 abre caminho para a reabertura do aeroporto de Aleppo, segunda cidade do país, fechado desde o início do ano devido ao aumento dos ataques rebeldes a leste desta cidade.

A Base 80, da qual a segurança do aeroporto internacional de Aleppo e da base aérea militar de Nairab (leste de Aleppo) depende, estava sob controle rebelde desde fevereiro.

Na sexta-feira, o Exército sírio havia conseguido tomar amplos setores da base. Os rebeldes o fizeram retroceder pouco depois, antes que pudessem recuperar o controle total da base.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação