Mundo

Três são condenados à prisão perpétua por atentados em aeroporto de Moscou

O ataque suicida de janeiro de 2011, reivindicado pelo movimento islamita Emirado do Cáucaso, deixou 37 mortos

Agência France-Presse
postado em 11/11/2013 10:07
Moscou - Um tribunal da região de Moscou condenou nesta segunda-feira (11/11) à prisão perpétua três homens por seu papel nos atentados suicidas em um aeroporto de Moscou no qual 37 pessoas morreram. O atentado de janeiro de 2011 contra o aeroporto internacional de Domodedovo foi reivindicado pelo movimento islamita Emirado do Cáucaso do senhor da guerra Doku Umarov.

O comandante rebelde busca criar uma república islâmica na instável região do Cáucaso Norte e no sul do país e ameaçou sabotar os Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados no próximo ano na estação de Sochi, no Mar Negro. Segundo as autoridades russas, o autor dos atentados foi Magomed Yevloyev, membro do grupo de Umarov. Os investigadores consideram que o ataque foi preparado em um acampamento na Ingushetia dirigido pelo líder do Emirado do Cáucaso Aslan Byutukayev.



O tribunal de Moscou condenou a dez anos de prisão o irmão de Yevloyev, Ajmed, que era acusado junto a Bashir Jamkoyev de abrigar Yevloyev na cidade de Nazran e de fornecer dinheiro a ele, além de enviá-lo de ônibus a Moscou. Segundo a agência Interfax, Ajmed Yevloyev negou conhecer os planos de seu irmão de atentar contra o aeroporto. Outros três, os irmãos Islam e Ilez Yandiyev e Jamjoyev foram condenados à prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação