Mundo

Israel calcula que programa nuclear do Irã custa 170 bilhões de dólares

Além disso, o Irã perdeu 130 bilhões de dólares devido às sanções impostas desde 2012 para dissuadi-lo de prosseguir com suas atividades nucleares, segundo as fontes dos serviços de segurança

Agência France-Presse
postado em 12/11/2013 11:59
Jerusalém - Fontes dos serviços de segurança de Israel avaliaram nesta terça-feira (12/11) que o programa nuclear iraniano custou à República Islâmica 170 bilhões de dólares, em grande parte devido às sanções econômicas.

[SAIBAMAIS]Estas fontes afirmaram que 40 bilhões de dólares foram investidos nos últimos 20 anos no estabelecimento e funcionamento das infraestruturas nucleares. Além disso, o Irã perdeu 130 bilhões de dólares devido às sanções impostas desde 2012 para dissuadi-lo de prosseguir com suas atividades nucleares, segundo as fontes dos serviços de segurança. Dos 130 bilhões em perdas, 105 bilhões estão relacionados com o embargo sobre a venda de petróleo iraniano e 25 bilhões com as sanções financeiras ao sistema bancário, comércio e indústria, às perdas no desenvolvimento e investimentos.



"Além disso, o Irã investiu centenas de milhões de dólares para ajudar o regime sírio, que massacra seus cidadãos, entre 8 e 10 bilhões de dólares de ajuda ao Hezbollah, entre 1,3 e 1,8 bilhão de ajuda ao Hamas e à Jihad Islâmica palestinos na Faixa de Gaza, acrescentam as fontes. Israel se opõe categoricamente ao acordo negociado entre o Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) para por limite a suas atividades nucleares em troca de aliviar parcialmente as sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação