Mundo

Abbas adverte para fim de negociações se Israel construir casas em colônias

Erakat declarou à AFP que o presidente Abbas o tinha encarregado de informar ao Quarteto para o Oriente Médio e à Liga Árabe

Agência France-Presse
postado em 12/11/2013 18:21
O presidente palestino, Mahmud Abbas, alertou nesta terça-feira que "o processo de paz estará acabado" se Israel não voltar atrás em sua oferta de licitação recorde para a construção de cerca de 20 mil casas nas colônias judaicas, de acordo com o negociador Saeb Erakat.


Erakat declarou à AFP que o presidente Abbas o tinha encarregado de informar ao Quarteto para o Oriente Médio e à Liga Árabe que, "se Israel não voltar atrás em suas novas decisões de construção nas colônias, isso significará o anúncio oficial do fim do processo de paz".


O negociador palestino disse ter iniciado "consultas urgentes com o secretário-geral da Liga Árabe e com o comitê de acompanhamento da Liga Árabe e o Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia, ONU)".


Leia mais notícias em Mundo

"A direção palestina vai estudar nas próximas horas a opção de recorrer ao Conselho de Segurança e de aderir a organizações internacionais, se Israel não voltar atrás em suas novas decisões de colonização", acrescentou.


Mahmud Abbas se comprometeu em julho a suspender qualquer iniciativa palestina de adesão às organizações internacionais, incluindo as instâncias judiciais capazes de julgar Israel, durante os nove meses de duração das negociações de paz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação