Agência France-Presse
postado em 12/11/2013 20:01
Washington - Uma redução do apoio à economia pelo Federal Reserve norte-americano "pode ser discutida" na próxima reunião do organismo em dezembro, informou nesta terça-feira (12/11) o presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, em uma entrevista televisiva.Esta reunião do Comitê de Política Monetária (FOMC) "pode ser uma em que se discuta o corte" da ajuda, informou Lockhart à Bloomberg TV.
[SAIBAMAIS]Alguns economistas consideram, após a publicação de cifras positivas do emprego em outubro, que o Fed comece a reduzir suas injeções de liquidez no circuito financeiro a partir de dezembro. "Não acredito que as circunstâncias nos impeçam de pensar" nessa decisão, continuou, destacando que as cifras do emprego para outubro são estimulantes, mas não decisivas.
Leia mais notícias em Mundo
O Fed injeta 85 bilhões de dólares por mês na economia por meio da compra de títulos do Tesouro e títulos hipotecários. Além disso, mantém taxas ultrabaixas, próximas a zero, desde 2008. Ao mesmo tempo, em um discurso em Montgomery (Alabama), Lockhart disse que "inclusive se a economia crescer" e houver avanços na frente do emprego, "há uma verdadeira preocupação de saber se o modesto ritmo de crescimento do PIB pode sustentar a criação de empregos", acrescentou.
O PIB dos EUA subiu 2,8% na projeção anual no terceiro trimestre e a taxa de desemprego alcançou 7,3% em outubro.
"O emprego não avança a um ritmo espetacular, mas sim regular", disse Lockart. Contudo, ele destacou que "o desemprego de longa duração está em máximos históricos. (...) Há cerca de quatro milhões de desempregados a mais que antes da recessão e há um número considerável de trabalhadores desestimulados" que não são contabilizados como desempregados.