Mundo

Fábrica de pianos Pleyel fecha na França apos 200 anos de existência

O desaparecimento deste símbolo musical da França, que fabricou 250.000 pianos e ganhou reputação internacional, coloca fim a uma longa tradição.

Agência France-Presse
postado em 13/11/2013 08:39
Paris - Chopin, Liszt e Debussy tocaram suas peças mais famosas nestes instrumentos: a fábrica dos famosos pianos franceses Pleyel fechará suas portas após mais de dois séculos de existência.

O desaparecimento deste símbolo musical da França, que fabricou 250.000 pianos e ganhou reputação internacional, coloca fim a uma longa tradição. Fundada em 1807, a fábrica Pleyel não pôde resistir à concorrência chinesa ou coreana, embora em 2007 tenha concentrado sua estratégia nos pianos de alta gama.

"A empresa Pleyel confirma o fechamento de sua unidade de produção em Saint-Denis (perto de Paris), que emprega 14 pessoas, diante das perdas recorrentes e do nível muito baixo de atividade", declarou o presidente da manufatura, Bernard Roques.



A fábrica abriu as portas em 1865, com a criação de uma grande unidade de 50.000 m2. Em 1961, a produção foi transferida à Alemanha, antes de retornar à França, em Al;s (sul), entre 1996 e 2007.

Posteriormente, a empresa voltou a se instalar em Saint-Denis por ocasião do segundo centenário da marca, e as novas unidades fabricavam - sobretudo - pianos de luxo, para designers não artistas que encomendavam pianos especiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação