Agência France-Presse
postado em 13/11/2013 11:30
Beirute - Rebeldes islamitas e jihadistas convocaram em Aleppo uma mobilização geral para enfrentar o avanço do Exército no Norte da Síria, onde as forças de Bashar Al-Assad conseguiram uma série de vitórias e se aproximaram da antiga capital econômica do país.Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), vinculado à Al-Qaeda, divulgou na terça-feira um comunicado no qual convoca "todas as brigadas e muçulmanos à mobilização geral para enfrentar o inimigo".
[SAIBAMAIS]A organização reconhece ter sofrido "muitas perdas nos combates pela Base 80, Janaser e Sfira". Além disso, afirma que "o Exército alauita conseguiu recuperar parte da estrada que liga Janaser, Taal Aarane e Sfira pela fragilidade dos grupos rebeldes".
O Exército sírio anunciou na segunda-feira (11/11) que controlava a área ao Sudeste do aeroporto internacional de Aleppo, depois de ter reconquistado a Base 80, responsável pela segurança do aeródromo, controlado pelos rebeldes desde fevereiro. O grande avanço do exército foi possível após a queda de Sfira, cidade ao sudeste de Aleppo que estava sob controle dos rebeldes há um ano.