Mundo

EUA incluem o nigeriano Boko Haram na lista negra de grupos terroristas

A insurgência islamita custou milhares de vidas desde 2009, principalmente no nordeste da Nigéria

Agência France-Presse
postado em 13/11/2013 14:19
Washington - Os Estados Unidos incluíram nesta quarta-feira (13/11) o grupo nigeriano Boko Haram e um braço conhecido como Ansaru em sua lista negra de organizações terroristas, curvando-se a meses de pressão para agir contra os insurgentes.

"Estas designações são um passo importante e necessário, mas são apenas uma ferramenta no que deve ser uma abordagem abrangente por parte do governo nigeriano para combater esses grupos... e ajudar a erradicar o extremismo violento", informou o Departamento de Estado em um comunicado.



A insurgência islamita custou milhares de vidas desde 2009, principalmente no nordeste da Nigéria, e gerou preocupações internacionais por seu potencial para se espalhar através das fronteiras.

As autoridades americanas acusam o Boko Haram de ter ligações com a Al-Qaeda no Magreb Islâmico, enquanto o Ansaru é uma facção dissidente que no início deste ano sequestrou e executou sete trabalhadores estrangeiros da construção civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação