Agência France-Presse
postado em 13/11/2013 18:37
Paris - Bob Dylan foi condecorado com a ordem da Legião de Honra nesta quarta-feira (13/11) pela ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti.
"Você representa melhor do que ninguém, aos olhos da França, esta força subversiva da cultura que pode mudar as pessoas e o mundo", declarou Filippetti, entregando a condecoração de cavaleiro da Legião de Honra ao cantor americano de 72 anos. A ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, também assistiu à cerimônia.
A ministra da Cultura havia proposto na primavera (hemisfério norte) que "aquele que Obama chamou de maior músico americano da história" recebesse a prestigiosa condecoração francesa que data da época de Napoleão.
A revista satírica Le Canard Encha;né gerou polêmica ao afirmar que a Grande Chancelaria da Ordem da Legião de Honra considerava o cantor indigno de receber esta distinção, levando em consideração suas posições pacifistas e o fato de ele ter consumido maconha. Após muitas discussões, o alto conselho finalmente permitiu a premiação no início de junho.