Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mujica diz que Mercosul apresentará proposta conjunta para TLC com UE

Em seu programa de rádio semanal, Mujica indicou que em seu encontro com Dilma analisaram a proposta de ofertas tarifárias que o bloco sul-americano deve apresentar à UE

Montevidéu - O presidente uruguaio, José Mujica, afirmou nesta sexta-feira que o Mercosul conseguirá apresentar uma proposta conjunta à União Europeia (UE) para um acordo de livre comércio há muito aguardado e descartou que o Brasil negocie de forma unilateral.


Em seu programa de rádio semanal "Habla el presidente", Mujica indicou que em seu encontro com a presidente brasileira Dilma Rousseff, no último domingo, analisaram a proposta de ofertas tarifárias que o bloco sul-americano deve apresentar à UE, provavelmente em dezembro.

[SAIBAMAIS]"Indicamos ao Brasil que nosso interesse inicial é, em grande medida, acompanhar desde o primeiro momento a proposta do Brasil, porque é óbvio que para a comunidade econômica europeia o mais importante a ser considerado deste lado da América é o mercado brasileiro", indicou Mujica.

"Que nosso dever é negociar já e em conjunto com o Brasil porque, do contrário, se o Brasil negociar por conta própria e nós ficarmos à espera, como um próximo passo, corremos o alto risco - tanto nós quanto o Paraguai - de ficarmos pendentes", acrescentou.

"Mas, contra os comentários que têm aparecido na imprensa, sabemos claramente que a Argentina vai apresentar sua proposta técnica aos outros técnicos do Mercosul, que se reunirão nesta sexta-feira em Caracas", disse o presidente uruguaio. Técnicos de Argentina, Brasil e Paraguai se reunirão nesta sexta-feira em Caracas, que integra o Mercosul, mas não participa das negociações com a UE, para apresentar e trocar as propostas de seus respectivos países para a discussão de um acordo com a Europa.

Leia mais notícias em Mundo

É muito provável, disse Mujica, que na reunião de Caracas o Mercosul alcance um acordo para uma proposta conjunta. "Houve uma mudança fundamental na atitude do Brasil, que em certo momento disse e definiu que ia ou ia ou ia. E isso nos permite sair em termos relativos de um perigoso isolamento", concluiu. O Mercosul e a UE retomaram em 2010 as negociações - após uma suspensão de seis anos - para fechar um acordo de livre comércio entre os dois blocos.