Mundo

EUA consideram acordo com o Irã possível nas próximas negociações

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammed Javad Zarif, deve se reunir com os negociadores das seis potências ocidentais que tentam congelar o controverso programa nuclear de Teerã

Agência France-Presse
postado em 15/11/2013 16:06
Um acordo sobre o programa nuclear iraniano é possível na próxima rodada de negociações em Genebra, declarou um funcionário americano de alto escalão nesta sexta-feira, embora tenha advertido que ainda é preciso discutir temas chave.

"Trabalharemos duro na próxima semana. Não sei se alcançaremos um acordo. Acredito que é muito possível que o alcancemos. Mas ainda há temas difíceis a negociar", declarou o funcionário americano aos jornalistas.



O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammed Javad Zarif, deve se reunir com os negociadores das seis potências ocidentais que tentam congelar o controverso programa nuclear de Teerã, na nova rodada de negociações que começará quarta-feira na cidade suíça.

Nas negociações realizadas até sábado passado, não se chegou a um acordo preliminar que detivesse o programa nuclear em troca de uma flexibilização das duras sanções impostas ao Irã, enquanto as partes negociam um acordo final nos próximos seis meses.

O alto funcionário americano declarou ao fim de três dias de negociações em Genebra que o chamado grupo 5%2b1 apresentou um projeto mais forte e melhorado ao Irã, que é mais claro em uma série de pontos.

Embora os negociadores tenham decidido não revelar detalhes do projeto, considera-se que permitirá que o Irã tenha acesso a uma pequena fração de seus ativos congelados em contas bancárias no mundo.

Outro funcionário de alto escalão da administração americana declarou que 100 bilhões de dólares em receitas por vendas de petróleo iraniano devem estar bloqueados em contas bancárias em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação