Agência France-Presse
postado em 15/11/2013 17:58
Paris - O presidente François Hollande visitará Israel e os Territórios Palestinos de domingo a terça-feira, no momento em que a França, que espera ter um papel importante no processo de paz, posiciona-se ao lado do governo israelense frente ao Irã.[SAIBAMAIS]Para esta longa visita, o chefe de Estado tentará também retomar as relações econômicas e comerciais, que em Paris são consideradas "distantes do nível da relação política".
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que espera ansiosamente por Hollande, considerado um "amigo próximo de Israel". Também está sendo aguardado o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, que tenta aumentar as exigências feitas a Teerã nas negociações multilaterais sobre o programa nuclear da República Islâmica.
Em uma entrevista ao jornal Le Figaro, Netanyahu pediu que Paris não se curve diante do Irã. O polêmico programa nuclear iraniano está no centro de novas negociações em Genebra a partir de 20 de novembro.
"Nós saudamos sua posição coerente e determinada em relação à questão iraniana. Esperamos que a França não se curve", acrescentou.
Para o governo francês, mesmo "que a abordagem tática" da França possa ser diferente da de Israel, os dois países concordam em considerar que o caráter militar do programa nuclear iraniano deve ser eliminado. Já Teerã insiste que suas atividades nucleares têm objetivos civis.