Mundo

Conselho Municipal de Toronto tira poderes do prefeito Rob Ford

Impedidos legalmente de destitui-lo, os legisladores municipais iniciaram nesta sexta-feira a eliminar todas as suas prerrogativas através de várias moções

Agência France-Presse
postado em 15/11/2013 18:47
Uma maioria esmagadora do Conselho Municipal de Toronto tirou os poderes de Rob Ford, após os escândalos relacionados ao consumo de crack e álcool pelo prefeito.

Impedidos legalmente de destitui-lo, os legisladores municipais iniciaram nesta sexta-feira (15/11) um longo procedimento para eliminar todas as suas prerrogativas através de várias moções.

"É preciso derrubar os muros que cercam o prefeito", explicou à imprensa a conselheira municipal Janet Davis.

"Ele não tem mais legitimidade. Cada vez que se manifesta, nos deixa mais envergonhados", acrescentou ela, depois de Ford ter usado palavras obscenas para se defender das acusações de que teria convidado prostitutas para seu gabinete.

Decidido a se manter no cargo até as próximas eleições municipais, em outubro de 2014, o prefeito, que não é alvo de uma acusação concreta por parte das autoridades, advertiu aos conselheiros que ele não terá "opção, a não ser processá-los", ressaltando que qualquer processo vai gerar "mais gastos para os contribuintes".

Os conselheiros municipais ignoraram as ameaças e aprovaram por 39 votos a 3 (entre eles o do próprio prefeito e o de seu irmão) uma moção que transfere para o vice, Norm Kelly, o poder de designar os presidentes de comissões.

Por 41 votos a dois, o concelho transferiu para Kelly a autoridade para administrar a quarta maior cidade da América do Norte em caso de emergência.

Os prefeitos devem se pronunciar na segunda-feira sobre uma proposta para reduzir o orçamento do gabinete de Ford. "Não podemos controlar seu comportamento, mas podemos, em troca, garantir que os assuntos da cidade sejam administrados normalmente, ou talvez melhor do que o normal", acrescentou o conselheiro John Fillon.

O caso, que teve início em maio com as revelações da imprensa, atrai as atenções de várias redes de televisão, principalmente dos programas humorísticos dos Estados Unidos, depois que a Polícia confirmou há duas semanas a existência de um vídeo em que Ford aparece fumando o que parece ser crack.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação