Mundo

Ex-refém francês chega a Paris após fugir de sequestro na Nigéria

A vítima passou 11 meses sob poder de um grupo islamita. Ao desembarcar ele foi recebido pelo primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 09:34
Paris - O ex-refém francês Francis Collomp chegou nesta segunda-feira (18/11) a Paris, depois de ter escapado dos sequestradores na Nigéria, onde passou 11 meses sob poder de um grupo islamita. Collomp foi acompanhado no avião pelo chanceler francês Laurent Fabius. Ao desembarcar ele foi recebido pelo primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault.

Ex-refém francês Francis Collomp chega ao aeroporto de Villacoublay militar, perto de Paris
No domingo (17/11), o presidente francês François Hollande anunciou a libertação de Collomp, sequestrado na Nigéria desde 19 de dezembro de 2012. Hollande expressou "gratidão às autoridades da Nigéria por sua decisiva atuação". Ele conversou com o ex-refém por telefone e disse que estava "orgulhoso" por Collomp, que conquistou a liberdade em "condições que poderiam ser as de um livro de aventuras".



De acordo com Femi Adenaike Adeleye, comissário de polícia de Kaduna (Norte da Nigéria), onde o ex-refém foi entregue às autoridades francesas, Collomp conseguiu escapar no sábado "durante uma oração dos sequestradores" em Zaria (ao norte de Kaduna). Collomp, um engenheiro de 63 anos, foi sequestrado em 19 de dezembro de 2012 por quase 30 homens armados no estado de Katsina (norte da Nigéria), que mataram dois seguranças e um vizinho.

O grupo islamita Ansaru, provavelmente vinculado ao movimento nigeriano Boko Haram, reivindicou o sequestro, citando o papel da França no Mali, onde as tropas francesas lutam contra rebeldes islamitas desde o início do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação