Mundo

Bélgica é contra destruição de armas químicas no território belga

O país foi uma das nações, junto com a França, consultados pelos Estados Unidos para participar da eliminação do arsenal de armas químicas sírias

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 10:16
Bruxelas - O ministro belga da Defesa, Pieter De Crem, declarou nesta segunda-feira (18/11) que não é favorável à destruição de uma parte das armas químicas da Síria em território belga. A Bélgica foi um dos países, junto com a França, consultados pelos Estados Unidos para participar da eliminação do arsenal de armas químicas sírias.

[SAIBAMAIS]"Quero, é claro, fazer um esforço para contribuir, mas fazê-lo em nosso território, imediatamente e no longo prazo, não sou favorável", declarou De Crem à rádio VRT. O ministro declarou que a Bélgica está disposta a contribuir com o inventário das armas químicas.



"Podemos propor nossa ajuda para neutralizá-las", mas "penso que deve ocorrer nos arredores do território sírio. "Mover estas armas já é uma missão difícil", acrescentou o ministro, citado pela agência Belga. Albânia, também sondada por Washington, já excluiu na sexta-feira que uma parte da destruição do arsenal ocorra em seu território.

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) aprovou na sexta-feira o plano de destruição do arsenal de armas químicas sírias até meados de 2014. Segundo o plano, as armas devem ser transferidas para fora do país para garantir uma destruição segura e rápida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação