Mundo

Médica russa a bordo do navio do Greenpeace é libertada sob fiança

A mulher será libertada após ter pagado 2 milhões de rublos

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 12:15
São Petersburgo - A Justiça russa libertou sob fiança nesta segunda-feira (18/11) a russa Ekaterina Zaspa, médica a bordo do navio do Greenpeace, detida em setembro após uma ação no Ártico, depois de prorrogar por três meses a prisão de um outro membro da tripulação, indicou a ONG no Twitter.

Ekaterina Zaspa foi detida durante protesto na plataforma de petróleo Prirazlomnaya, na Rússia
Zaspa será libertada após ter pagado 2 milhões de rublos (cerca de 45.500 euros) de fiança, segundo decisão de um tribunal de São Petersburgo (noroeste), para onde os 30 ativistas do Greenpeace, incluindo a brasileira Ana Paula Maciel, foram recentemente transferidos após permanecerem detidos em Murmansk, porto russo do mar de Barents.

Pouco antes, um outro tribunal da segundo maior cidade russa decidiu prorrogar por três meses, até 24 de fevereiro, a prisão provisória do australiano Colin Russell. O caso dos outros 28 tripulantes do navio Artic Sunrise será examinado durante a semana.



A Justiça decidiu adiar as audiências de dois deles, o holandês David John Haussmann e a britânica Kieron Bryan, previstas respectivamente para terça e quarta-feira, segundo a ONG. Na sexta-feira (15/11), o Greenpeace anunciou que a Comissão de Investigação, principal órgão responsável pelas investigações criminais na Rússia, desejava manter os ativistas presos por mais três meses, para "concluir a investigação".

A detenção provisória, fixada inicialmente em dois meses, expira em 24 de novembro. Os trinta membros da tripulação do Arctic Sunrise foram detidos no dia 19 de setembro pelas autoridades russas quando tentavam escalar uma plataforma de petróleo no mar de Barents para denunciar os riscos ambientais.

Eles devem responder às acusações de pirataria e de vandalismo, pelas quais podem ser condenados, respectivamente, a 15 e sete anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação