Mundo

Merkel pede que tudo seja esclarecido sobre espionagem americana

Merkel pediu transparência e reafirmou que a relação transatlântica "continua tendo uma grande importância entre Alemanha e Europa"

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 14:10

THOMAS PETER/Reuters

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu novamente que as graves suspeitas de espionagem dos Estados Unidos à Alemanha sejam esclarecidas e apelou para o retorno de um clima de confiança, em um discurso nesta segunda-feira ante o Parlamento.

"As relações transatlânticas estão colocadas à prova. As acusações são muito graves. Tudo deve ser esclarecido", declarou Merkel. "E, mais importante, para o futuro é necessário voltar a criar um clima de confiança", declarou Merkel no Bundestag, onde os deputados devem debater as suspeitas de espionagem à Alemanha por parte dos Estados Unidos.

A chanceler, cujo telefone celular supostamente foi grampeado pela inteligência americana, considerou que "a relação transatlântica e as negociações sobre um acordo de livre comércio estão atualmente colocadas à prova, ante as suspeitas de que os Estados Unidos reuniram milhares de dados".

Leia mais notícias em Mundo

Merkel pediu transparência e reafirmou, no entanto, que a relação transatlântica "continua tendo uma grande importância entre Alemanha e Europa". "Não se espiona os amigos", havia declarado Merkel em Bruxelas durante a última cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE, em outubro, após a divulgação de vários casos de escutas de Washington a países europeus.

A câmara de deputados alemã debate na tarde desta segunda-feira a suposta espionagem dos Estados Unidos à Alemanha, durante uma sessão extraordinária solicitada pela esquerda radical e pelos Verdes. Está previsto que o ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich, tome a palavra em nome do Executivo.

Na lista de temas a tratar na tarde desta segunda-feira pelos deputados estão as consequências nas relações transatlânticas deste caso e o pedido dos Verdes de conceder asilo na Alemanha a Edward Snowden, o ex-assessor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana que vazou à imprensa informações de inteligência de seu país, e que atualmente se encontra na Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação