Mundo

Número de presos políticos subiu em Cuba de 67 a 87 em 2013

Número mostra um aumento de 20 pessoas em comparação com o recorde de 2012 de 67 pessoas, segundo os dados fornecidos pela CCDHRN

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 15:40
Havana - O número de presos políticos aumentou em Cuba durante o ano, de 67 a 87, afirmou nesta segunda-feira (18/11) uma comissão opositora ilegal.

"Nesta Lista Parcial estão incluídos os nomes de 87 presos políticos que, atualmente, estão internados geralmente em prisões de segurança máxima", declarou a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), presidida pelo ativista Elizardo Sánchez, em um relatório entregue à imprensa.

[SAIBAMAIS]O número mostra um aumento de 20 pessoas em comparação com o recorde de 2012 de 67 pessoas, segundo os dados fornecidos pela CCDHRN. No entanto, representa uma quantidade muito menor que os mais de 300 presos políticos que o presidente Raúl Castro encontrou quando assumiu o poder, em 2006.

Leia mais notícias em Mundo

"Nos últimos anos, o governo de Cuba tentou diminuir o total de presos políticos recorrendo a outras formas de repressão, como as detenções em massa de curta duração", afirmou o relatório. Também indicou que 15 pessoas condenadas por razões políticas, não incluídas na lista, encontram-se em liberdade condicional, geralmente por razões de saúde.

"Temos certeza de que o número de prisioneiros por razões políticas em Cuba é maior que os casos que pudemos documentar, uma vez que o regime imperante na ilha é um dos mais fechados do mundo e, durante décadas, permaneceu fora de toda forma de escrutínio" internacional, acrescentou.

Entre os presos incluídos na lista, há três que ainda esperam suas condenações. Vários dos casos documentados tratam de pessoas condenadas por tentativa de sequestro de aviões ou barcos para abandonar ilegalmente a ilha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação