Mundo

Suspeito de pertencer à Al-Qaeda ficou 3 anos preso secretamente em Israel

Ele nunca foi julgado, já que tinha sido detido sob o regime de "detenção administrativa"

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 15:47
Jerusalém - Um homem suspeito de pertencer à Al-Qaeda foi mantido preso em segredo durante três anos em Israel, onde a justiça fez a revelação nesta segunda-feira (18/11) durante uma audiência sobre sua possível libertação no Supremo Tribunal, acompanhada pela AFP.

Até este momento não se sabia da detenção de Samer al-Barq. Ele nunca foi julgado, já que tinha sido detido sob o regime de "detenção administrativa", que permite a prisão de suspeitos por períodos renováveis de seis meses, indefinidamente e sem julgamento, com uma ordem de um tribunal militar.

[SAIBAMAIS]"Fomos ao Tribunal, pois as autoridades israelenses vão decidir sobre a renovação de sua detenção dentro de três dias", disse à AFP Saleh Mahameed, advogado do suspeito. De acordo com documentos judiciais, do qual a AFP obteve cópias, o suspeito é considerado pelas autoridades "um militante do grupo terrorista Al-Qaeda", especialista em "armas não convencionais, principalmente biológicas".

Sua libertação seria útil para a infraestrutura da "jihad global", ressaltam as autoridades de segurança nesses documentos. Al-Barq vem de uma família originária da aldeia de Jayus, no norte da Cisjordânia, informou seu advogado, que disse que ele nasceu no Kuwait em 1971 e estudou Microbiologia no Paquistão em 1997.

Leia mais notícias em Mundo


Em 1998, o suspeito recebeu treinamento militar no Afeganistão e a Al-Qaeda o recrutou em 2001, de acordo com documentos judiciais.

Al-Barq esteve preso na Jordânia entre 2003 e 2008 por "atividade terrorista" e por ter participado de um projeto para desenvolver armas biológicas patrocinado pela Al-Qaeda, de acordo com a mesma fonte. O suspeito, ainda de acordo com esses documentos, preparava ataques contra turistas israelenses e judeus na Jordânia em 2001 e concordou em formar palestinos na fabricação de venenos para usar contra os israelenses.

A imprensa israelense informou que Al-Barq também foi interrogado pelos americanos em Guantánamo por três meses, mas não forneceu maiores detalhes.

Expulso da Jordânia em 11 de julho de 2010, Samer al-Barq foi preso no posto fronteiriço de Allenby quando tentava entrar em Israel. "Você não pode prender uma pessoa sem julgá-la, com base em acusações antigas que já foram investigadas pelos Estados Unidos e a Jordânia", disse seu advogado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação