Mundo

Tornados provocam morte de oito pessoas no meio-oeste americano

Fenômeno meteorológico que provocou a devastação em Illinois, Indiana, Kentuchy e Ohio perdeu força na madrugada de segunda-feira

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 16:25

Uma incomum tempestade de outono provocou, no domingo, 81 tornados que deixaram seis mortos em Illinois

Chicago - Os estados do meio-oeste dos Estados Unidos contabilizam nesta segunda-feira (18/11) os danos materiais gigantescos provocados por uma série de tornados, que deixaram oito mortos e dezenas de feridos.

O fenômeno meteorológico que provocou a devastação em Illinois, Indiana, Kentuchy e Ohio perdeu força na madrugada de segunda-feira, à medida que avançava para o leste. Mas ainda há previsões de fortes chuvas, tempestades e tornados isolados nas próximas horas.

[SAIBAMAIS]Uma incomum tempestade de outono provocou, no domingo, 81 tornados que deixaram seis mortos em Illinois (norte), segundo Patti Thompson, dos serviços de emergência do estado.

"Chegou tão rápido", disse à AFP Mark Styninger, médico legista do condado de Washington. Outro homem morreu em Michigan quando uma árvore caiu sobre seu carro no condado rural de Jackson, na noite de domingo, noticiou o MLive News. A segunda vítima em Michigan foi um homem que morreu eletrocutado quando saiu para verificar ruídos durante a tempestade e se enroscou em fios de alta tensão no condado de Shiawassee, segundo a MLive.

leia mais notícias em Mundo

Pelo menos 37 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave, segundo o canal News 25, emissora local da NBC. De acordo com Jonathon Monken, diretor da agência de controle de situações de emergência de Illinois, 70 casas foram totalmente destruídas em duas áreas do estado e centenas foram atingidas. Quatro abrigos da Cruz Vermelha foram abertos na região.

O tráfego aéreo foi interrompido no domingo e dezenas de milhares de casas ficaram sem energia elétrica. Os fortes ventos viraram carros, arrancaram árvores e derrubaram postes de alta tensão.

O presidente Barack Obama foi informado da situação e acompanha os acontecimentos, informou a Casa Branca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação