Mundo

Para secretário de Estado americano, Cuba é 'exceção' na América Latina

"O Hemisfério Ocidental está unido em seu compromisso para conseguir democracias bem sucedidas. Mas uma exceção, é claro, permanece: Cuba", declarou Kerry

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 16:56
Washington - O governo dos Estados Unidos elogiou algumas mudanças políticas adotadas por Cuba, mas considera esse país "uma exceção" na América Latina, afirmou nesta segunda-feira (18/11) o secretário de Estado americano, John Kerry.

"O Hemisfério Ocidental está unido em seu compromisso para conseguir democracias bem sucedidas. Mas uma exceção, é claro, permanece: Cuba", declarou Kerry em seu primeiro discurso dedicado à América Latina perante a Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana disse que seu governo "saúda algumas das mudanças" adotadas em Cuba, mas alertou: "Estas mudanças não devem nos cegar em relação à realidade autoritária que marca a vida dos cubanos".

Kerry, que analisou o fortalecimento da democracia na América Latina, ressaltou que "em um Hemisfério onde os cidadãos têm o direito de eleger seus líderes, apenas os cubanos não podem fazê-lo".

Leia mais notícias em Mundo


O secretário americano afirmou que desde a sua chegada à Casa Branca, o presidente Barack Obama busca "um novo começo" nas relações com Cuba, e admitiu: "Nossos governos encontram alguma cooperação em questões de interesse comum".

Contudo, apontou que se não houver novas mudanças em Cuba, "é evidente que o século XXI continuará, lamentavelmente, deixando os cubanos para trás". "Esperamos o dia -e esperamos que chegue logo- em que o governo de Cuba adotará uma agenda ampla de reformas políticas, que permita a seu povo determinar livremente seu futuro", expressou.

Kerry lembrou que, apesar das medidas restritivas, "centenas de milhares de americanos" visitam anualmente Havana e "centenas de milhões de dólares em comércio e transferências" fluem dos Estados Unidos para Cuba. "Estamos comprometidos com esse intercâmbio humano", afirmou Kerry.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação