Mundo

Bruxelas comemora reforma bancária espanhola antes de plano de ajuda

"É preciso continuar com esses movimentos positivos para terminar com êxito o programa conforme o calendário previsto", diz Comissão Europeia

Agência France-Presse
postado em 18/11/2013 20:00
Madri - A Espanha, que deve sair do programa de ajuda concedido a seus bancos, avançou na "estabilização e o saneamento do setor financeiro, um processo acompanhado de um retorno da confiança dos investidores", comemorou nesta segunda-feira (18/11) a Comissão Europeia.

"É preciso continuar com esses movimentos positivos para terminar com êxito o programa conforme o calendário previsto", destacou em seu quarto relatório da etapa.

Este relatório se insere na supervisão pela troika - Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu - das estritas condições ligadas à ajuda europeia de 41,3 bilhões de euros acordada em julho de 2012 aos bancos espanhóis.

Leia mais notícias em Mundo

A Comissão, que realizou uma missão em Madri de 16 a 27 de setembro, considera que "desde o começo do programa, a confiança dos investidores voltou pouco a pouco e o acesso da Espanha aos mercados financeiros continua se normalizando, uma tendência que se acentuou nos últimos meses".

A quarta economia da zona do euro, muito afetada em 2012 pelos mercados que duvidavam de sua solvência, parece recuperar agora sua confiança com taxas de juros cada vez mais baixas. Da mesma forma, "o saneamento dos balanços dos bancos mais frágeis está quase terminado", disse a Comissão.

Contudo, alerta "que é preciso continuar melhorando a solvência dos bancos para sustentar o crédito a economia real" já que "em comparação com seus homólogos, os bancos espanhóis não se encontram entre as que registram os maiores níveis da capital".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação