São Petersburgo - A justiça russa liberou nesta terça-feira (19/11) sob fiança a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, militante do Greenpeace detida durante uma ação da organização de defesa do meio ambiente no Ártico, anunciou a ONG no Twitter.
Ana Paula é a primeira ativista estrangeira liberada entre os 30 militantes detidos na ação, segundo a organização. "Ana Paula Alminhana Maciel (BRA) será liberada sob fiança, segundo o tribunal de São Petersburgo", anunciou o Greenpeace na rede social, citando a decisão judicial. "Primeira não russa", completou.
Na segunda-feira, a Rússia libertou três russos após o pagamento de fiança de dois milhões de rublos (45 mil euros, quase R$ 140 mil): o porta-voz Andrei Allakhverdov, a médica Ekaterina Zaspa e o fotógrafo independente Denis Siniakov. Mas o australiano Colin Russel teve a detenção prorrogada até 24 de fevereiro.
Trinta tripulantes do barco do Greenpeace foram detidos em setembro durante uma ação contra uma plataforma de petróleo no Ártico.
mak-mp/fp
[SAIBAMAIS]