Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 09:06
Tóquio - A empresa que opera a central nuclear de Fukushima anunciou nesta terça-feira (19/11) a retomada dos trabalhos de retirada do combustível nuclear da piscina do reator 4, após uma pausa noturna. A Tokyo Electric Power (Tepco) iniciou na segunda-feira (18/11) a delicada operação para retirar 1.533 pacotes de barras de urânio e de plutônio armazenados no local, começando pelos 202 mais novos, que representam menos riscos que os 1.331 utilizados, das quais metade são muito radioativos.
[SAIBAMAIS]No primeiro dia, a empresa introduziu uma espécie de cápsula cilíndrica de 5,5 metros de altura por 2,1 de diâmetro na piscina e transferiu um a um os pacotes, sem retirá-los da água, com o auxílio de aparelhos teleguiados. De acordo com a Tepco será necessária uma semana para transferir 22 pacotes da piscina do reator 4 ao recipiente, que por sua vez será transferido para outra piscina mais segura situada a 100 metros.
Retirar os pacotes de combustível de uma piscina em desativação é um trabalho comum nas centrais nucleares e a Tepco fez isto quase 1.200 vezes em quatro décadas de exploração dos reatores, mas esta é a primeira vez que uma operação do tipo acontece em condições tão difíceis, nas quais os técnicos devem usar trajes especiais de proteção e máscaras para evitar a radioatividade. Esta é considerada a operação mais delicada desde a estabilização da central em dezembro de 2001, seis meses depois do tsunami que destruiu parcialmente o local.