Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 13:42
Beirute - O duplo atentado suicida que matou pelo menos 23 pessoas nesta terça-feira (19/11) em frente à embaixada iraniana em Beirute é um dos mais sangrentos no Líbano desde o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri. Segue os principais ataques na capital libanesa desde 2005 :2005
14 de fevereiro: Rafik Hariri é assassinado em um atentado perto da beira-mar em Beirute que causou um total de 23 mortes, incluindo a do deputado e ex-ministro Bassel Fleyhan, e 220 feridos.
02 de junho: O jornalista cristão anti-Síria Samir Kassir é morto na explosão de um carro-bomba no bairro cristão de Achrafieh.
21 de junho: O ex-secretário-geral do Partido Comunista George Hawi é morto em um ataque com carro-bomba perto de sua casa no bairro residencial de Wata Moussaytbeh.
12 de julho : O ministro cristão da Defesa, Elias Murr, é ferido na explosão de um carro-bomba nos subúrbios do norte de Beirute, que matou uma pessoa e feriu nove.
2006
21 de novembro: O deputado cristão anti-Síria e ministro da Indústria, Pierre Gemayel, é morto a tiros, assim como seu guarda-costas Jdeideh, nos subúrbios do norte de Beirute.
2007
13 de junho: Dez pessoas, incluindo o deputado sunita da maioria parlamentar anti-Síria Walid Eido e seu filho, são mortos em um atentado em frente ao mar de Beirute.
19 de setembro: Seis pessoas são mortas, incluindo o deputado cristão anti-Síria Antoine Ghanem na explosão de um carro-bomba no bairro cristão da capital.
12 de dezembro: o general François el-Hajj, chefe de operações do exército, é morto com seu guarda-costas em um atentado com carro-bomba no bairro cristão de Baabda, no leste de Beirute. É a primeira figura militar assassinada.
2008
15 de janeiro: três civis são mortos e 26 feridos, no extremo norte de Beirute, em um atentado a bomba contra um carro da embaixada dos Estados Unidos.
25 de janeiro: Cinco pessoas, incluindo o chefe da Inteligência Wissam Eid, são mortas em um atentado contra um comboio das forças de segurança em um bairro cristão nos subúrbios leste de Beirute.
2012
19 de outubro: Um ataque suicida com carro-bomba contra o chefe da Inteligência da polícia Wissam al-Hassan, inimigo do regime sírio, mata um total de oito pessoas no bairro de Ashrafieh.
2013
15 de agosto: Um atentado com carro-bomba nos subúrbios ao sul de Beirute, reduto do Hezbollah, deixa 27 mortos e 336 feridos. Oito dias depois, um duplo atentado com carro-bomba em Trípoli (norte) mata 45 pessoas e deixa centenas de feridos, o ataque mais mortífero desde o fim da guerra civil (1975-1990).
19 de novembro: A embaixada do Irã é alvo de um duplo atentado suicida: ao menos 23 mortos e quase 150 feridos. O ataque, reivindicado por um grupo jihadista ligado à rede extremista da Al-Qaeda, aconteceu em Bir-Hassan, um bairro residencial do sul de Beirute de maioria xiita e reduto do Hezbollah.