Mundo

Uma pessoa morre e 50 ficam soterradas em desabamento na África do Sul

"Cerca de 50 pessoas podem estar prestas no centro comercial Tongaat", informou a sociedade privada de urgências médicas ER24

Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 15:15
Uma pessoa morreu, e mais de 50 podem estar sob os escombros, nesta terça-feira, depois do desabamento de um shopping em construção perto da cidade sul-africana de Durban, anunciaram as autoridades.

Uma porta-voz da polícia, Mandy Govender, informou que uma pessoa morreu, e outras 26 foram resgatadas dos escombros.


"Era um shopping center em construção, e a maioria dos que ficaram presos era operário da obra", explicou Govender.

"Cerca de 50 pessoas podem estar presas no shopping", informou a empresa privada de urgências médicas ER24, citando equipes de socorro no local dos fatos.

[SAIBAMAIS]A ER24 acrescentou que uma pessoa foi levada, via transporte aéreo, para o hospital, 18 estão seriamente feridas, e duas pessoas se encontram em situação crítica.

Paramédicos estão usando cães farejadores e equipamentos especializados para encontrar sobreviventes sob restos de concreto e pilhas de vergalhões.

"Estima-se em 50 os que estão sob os escombros", afirmou o paramédico Neil Powell.

"Está bastante escuro agora e está se tornando inadministrável", acrescentou. "É um amplo local de construção, de provavelmente 200 metros de comprimento".

Segundo Powell, em sua maioria, os ferimentos foram "ossos quebrados, fraturas múltiplas e por esmagamento (...) alguns estão em condição crítica". A causa do colapso do telhado ainda não foi determinada.

Um oficial dos bombeiros do município de eThekwini disse que equipes de emergência estão trabalhando para garantir a segurança da área.

"Há um trabalho em andamento para tentar estabilizar a situação", afirmou, pedindo para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Chris Botha, da Netcare 911, outro serviço privado de emergência, informou que o acidente aconteceu por volta das 16h30 (12h30 de Brasília).

Tongaat fica a cerca de 40 quilômetros ao norte da cidade de Durban.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação