Uma porta-voz da polícia, Mandy Govender, informou que uma pessoa morreu, e outras 26 foram resgatadas dos escombros.
"Era um shopping center em construção, e a maioria dos que ficaram presos era operário da obra", explicou Govender.
"Cerca de 50 pessoas podem estar presas no shopping", informou a empresa privada de urgências médicas ER24, citando equipes de socorro no local dos fatos.
[SAIBAMAIS]A ER24 acrescentou que uma pessoa foi levada, via transporte aéreo, para o hospital, 18 estão seriamente feridas, e duas pessoas se encontram em situação crítica.
Paramédicos estão usando cães farejadores e equipamentos especializados para encontrar sobreviventes sob restos de concreto e pilhas de vergalhões.
"Estima-se em 50 os que estão sob os escombros", afirmou o paramédico Neil Powell.
"Está bastante escuro agora e está se tornando inadministrável", acrescentou. "É um amplo local de construção, de provavelmente 200 metros de comprimento".
Segundo Powell, em sua maioria, os ferimentos foram "ossos quebrados, fraturas múltiplas e por esmagamento (...) alguns estão em condição crítica". A causa do colapso do telhado ainda não foi determinada.
Um oficial dos bombeiros do município de eThekwini disse que equipes de emergência estão trabalhando para garantir a segurança da área.
"Há um trabalho em andamento para tentar estabilizar a situação", afirmou, pedindo para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.
Chris Botha, da Netcare 911, outro serviço privado de emergência, informou que o acidente aconteceu por volta das 16h30 (12h30 de Brasília).
Tongaat fica a cerca de 40 quilômetros ao norte da cidade de Durban.