Mundo

ONU condena Síria por violações 'sistemáticas' de direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 23:58
Nova York - A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta terça-feira uma resolução que denuncia "violações sistemáticas e flagrantes" dos direitos humanos por parte do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, e das milícias pró-governamentais "shabbiha".

Esta resolução, não vinculante, foi aprovada por 123 votos contra 13 e 46 abstenções. Rússia, China, Irã, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte são alguns dos países que rejeitaram o texto.

A resolução - apoiada amplamente por países europeus, árabes e os Estados Unidos - "condena com firmeza o uso de armas químicas na Síria (...) e, em particular, o massacre em Guta", subúrbio de Damasco, no dia 21 de agosto.

Sem incriminar diretamente o regime sírio, a Assembleia Geral destacou que segundo os especialistas da ONU, as armas químicas usadas contra Guta foram disparadas "de posições ocupadas pelo governo contra zonas controladas pela oposição".

O texto também alenta o Conselho de Segurança a julgar os autores de crimes contra a humanidade cometidos na Síria, como em Guta.

A ONU investe ainda contra as milícias pró-governamentais "shabbiha" e condena a participação de guerrilheiros estrangeiros no conflito, "em particular do Hezbollah" libanês, que apoia o regime de Assad.

Esta é a terceira resolução deste tipo ratificada pelas Nações Unidas desde o início do conflito sírio, em março de 2011. No ano passado, foi aprovado um texto similar por 135 votos contra 12 e 36 abstenções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação