Mundo

Buscas por desaparecidos em desabamento na África do Sul são suspensas

As equipes de resgate da polícia sul-africana estão à procura de cerca de trinta trabalhadores desaparecidos após o desabamento do shopping

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 08:47
Tongaat - Os trabalhos de resgate no shopping em construção que desabou terça-feira (19/11) na África do Sul foram suspensos nesta quarta-feira (20/11) para o uso de máquinas pesadas na busca pelos cerca de 30 trabalhadores ainda desaparecidos.

[FOTO1]
"As buscas foram suspensas há 30 minutos para permitir que os engenheiros locais utilizem máquinas pesadas para remover o concreto", declarou Neil Powell, da empresa privada de gerenciamento de crises, Crisis Medical, explicando que "até agora não há nenhum sinal de vida" sob os escombros.

As equipes de resgate da polícia sul-africana estão à procura de cerca de trinta trabalhadores desaparecidos após o desabamento do shopping, localizado em Tongaat, cerca de 40 km ao norte de Durban. Uma mulher morreu e 29 pessoas ficaram gravemente feridas no desabamento na terça-feira à tarde. As causas do acidente ainda são desconhecidas, apesar de a prefeitura local ter ordenado a paralisação das obras por motivos de segurança, conforme indicado pelos serviços de polícia e de emergência.



"Dois (feridos) estão em estado crítico e todos os outros gravemente feridos", indicou Chris Botha, coordenador das operações de resgate durante a noite. "O número de desaparecidos é trinta. Não sabemos exatamente quantos ainda estão presos nos escombros". "Não sabemos quantas pessoas estamos procurando de fato, mas continuaremos procurando", disse à AFP Thulani Zwane, porta-voz da polícia nacional, que investiga quantos operários estavam trabalhando no momento do acidente.

Um número difícil de definir, uma vez que o acidente ocorreu no final do dia "e não está claro quantas pessoas já haviam deixado ou local", indicou Botha. "Nas primeiras três horas foram encontradas 29 pessoas", segundo Botha, que admitiu "não ter ideia" do número de pessoas que ainda têm chances de serem resgatadas com vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação