Mundo

Duas novas acusações pesam contra o campeão paralímpico Pistorius

O atleta também responderá por porte ilegal de armas. As novas acusações estão relacionadas a eventos anteriores ao assassinato da namorada

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 11:27
Oscar Pistorius é acusado de assassinar a namoradaPretoria - O campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, acusado de assassinar a namorada, deverá responder a duas novas infrações ligadas ao porte ilegal de armas durante seu julgamento que terá início em março de 2014, indicou o Ministério Público. Duas acusações foram adicionadas "em conexão com a lei sobre o porte de armas", indicou à AFP o porta-voz da promotoria Nathi Mncube, sem dar mais detalhes, exceto que o atleta, famoso por ter disputado os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, "foi informado" da novidade.

As novas acusações estão relacionadas a eventos anteriores ao assassinato da namorada Reeva Steenkamp, de 29 anos, na madrugada do dia 14 de fevereiro com quatro tiros de 9 mm disparados pela porta do banheiro onde ela se encontrava. Em janeiro, Pistorius disparou acidentalmente a arma de um amigo em um restaurante em Joanesburgo.

Em um incidente anterior, ele disparou para o ar a partir de um carro conversível quando estava acompanhado de uma outra namorada. Apelidado de "Blade Runner" em razão de suas próteses de carbono, o atleta é um apaixonado por armas e considerado impulsivo.



Sobre a morte de Reeva, Pistorius alega acidente, explicando que confundiu a namorada com um ladrão. Nas primeiras audiências preliminares, os advogados de Pistorius conseguiram desacreditar o primeiro inquérito policial, destacando falhas e negligência, obtendo assim sua libertação sob fiança.

Recentemente, ele recorreu a peritos dos Estados Unidos para ajudar a preparar a defesa. A tragédia acabou de maneria abrupta com a sua carreira e, apesar de ter obtido permissão para deixar o território da África do Sul, não está inscrito em nenhuma competição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação