Mundo

Organização não descarta destruir armas químicas sírias no mar

A comunidade internacional concorda com a destruição do arsenal em virtude de um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 11:33
Haia - As mais de mil toneladas de armas químicas da Síria poderão ser destruídas no mar se nenhum país se mostrar disposto a fazê-lo em seu território, afirmou nesta quarta-feira (20/11) a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). "A possibilidade de destruir o arsenal químico sírio no mar é examinado há algum tempo", afirmou Christian Chartier, porta-voz da organização responsável pelo desmantelamento do arsenal químico sírio.

O Conselho Executivo da OPAQ adotou na sexta-feira (15/11) um mapa do caminho para a destruição do arsenal sírio até meados de 2014, que inclui um plano sobre como destruí-las fora do país, seja em terra ou no mar, que deverá ser aprovado em 17 de dezembro.



A comunidade internacional concorda com a destruição do arsenal em virtude de um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia que evitou uma ação militar liderada pelos americanos depois de um ataque químico em agosto passado perto de Damasco, atribuído pelos ocidentais ao regime de Bashar al-Assad. No entanto, até agora nenhum país se mostrou disposto a destruir as armas químicas da Síria em seu território.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação