Mundo

Paquistão cria tribunal especial para julgar ex-presidente Musharraf

O anúncio oficial foi feito pouco antes do Supremo Tribunal tornar pública uma lista de juízes que poderão integrar este tribunal especial

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 11:37
Islamabad - O Paquistão criou um tribunal especial para julgar o ex-general e ex-presidente Pervez Musharraf acusado de alta traição, um delito passível de pena de morte ou prisão perpétua. O anúncio oficial foi feito pouco antes do Supremo Tribunal tornar pública uma lista de juízes que poderão integrar este tribunal especial.

O governo do primeiro-ministro Nawaz Sharif escolheu três juízes. A decisão de julgar Musharraf por traição, anunciada pelo ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Jan, no domingo (17/11), se deve ao fato de o ex-presidente paquistanês ser acusado de impor em 2007 o Estado de emergência pouco antes que o Supremo Tribunal decidisse sobre a legalidade de sua reeleição à presidência um mês antes, quando ainda estava militarmente ativo.



Musharraf depôs o governo de Nawaz Sharif - reeleito em maio deste ano - por causa de um golpe de Estado em outubro de 1999, mas um ano depois o tribunal validou o golpe. Em 2007, Musharraf suspendeu a Constituição e o parlamento e destituiu os juízes que declararam seus atos inconstitucionais e ilegais.

Musharraf é atualmente um homem livre, já que um tribunal de primeira instância o libertou em novembro sem fiança, apesar de ser acusado por um ataque sangrento contra uma mesquita extremista da capital em 2007. No entanto, devido às ameaças dos talibãs, tem permanecido vigiado em sua casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação