Mundo

Laboratório alemão é condenado a indenizar vítimas espanholas da talidomida

Calcula-se que entre 10 mil e 20 mil pessoas nasceram com má-formações ou, às vezes, sem alguns de seus membros, em todo mundo

Agência France-Presse
postado em 20/11/2013 13:23
Madri - O laboratório alemão Grünenthal, fabricante de talidomida, um medicamento que provocou a má-formação em milhares de crianças nos anos 1950-60, foi condenado pela justiça a indenizar os afetados na Espanha, que reclamavam 204 milhões de euros.

A Associação de Vítimas da Talidomida na Espanha, Avite, processou a farmacêutica calculando que a cifra total de vítimas desse produto neste país pode chegar a 3.000. Apesar de muitas das vítimas já terem falecido, a Avite reclamava 204 milhões de euros (275 milhões de dólares) para repartir entre seus membros em função da gravidade das má-formações.



A talidomida, que foi prescrita às mulheres grávidas no final dos anos 50 e princípio dos anos 60 contra náuseas, acabou provocando danos irreversíveis no desenvolvimento do feto. Calcula-se que entre 10 mil e 20 mil pessoas nasceram com má-formações ou, às vezes, sem alguns de seus membros, em todo mundo. O medicamento foi retirado do mercado no final dos anos 1961 na Alemanha e Grã-Bretanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação