Mundo

Operadora retira primeiro contêiner de combustível nuclear de Fukushima

Na segunda-feira passada, a Tepco começou a delicada extração das 1.533 peças armazenadas na piscina 4

postado em 21/11/2013 09:25
Tóquio - A operadora da central atômica japonesa de Fukushima, devastada em 2011 por um maremoto, anunciou nesta quinta-feira (21/11) que removeu com êxito e transportou um primeiro contêiner de 22 unidades de combustível nuclear retiradas da piscina do reator 4.

[SAIBAMAIS]"Um primeiro contêiner que reúne as 22 unidades foi transportado com segurança (por um caminhão) do edifício do reator 4 à piscina comum", a vários metros de distância, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco) em uma mensagem eletrônica. Na terça-feira, a Tepco terminou sem problemas a transferência a este contêiner de 22 peças de combustível nuclear submersas na piscina de desativação do reator 4. Depois, o recipiente cilíndrico gigante (5,5 metros de altura e 2,1 metros de diâmetro) foi fechado, retirado da piscina e descontaminado, para ser carregado nesta quinta-feira em um caminhão e levado à piscina comum, onde as peças permanecerão submersas por ao menos dez anos.




Na segunda-feira passada, a Tepco começou a delicada extração das 1.533 peças armazenadas na piscina 4, começando pelas novas (202) que apresentam menos riscos que as 1.331 peças usadas, a metade das quais são muito radioativas. Esta é a operação mais delicada desde a estabilização destas instalações nucleares, em dezembro de 2011, seis meses depois de um terremoto e de um maremoto que devastaram o nordeste do Japão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação