Mundo

Papa pede que presença de cristãos no Oriente Médio seja preservada

É a primeira vez que o o pontífice, eleito em março, se reúne com a hierarquia eclesiástica dos cristãos do Oriente, católicos de rito oriental e ortodoxos, que vivem em difíceis condições religiosas, sociais e de segurança

Agência France-Presse
postado em 21/11/2013 13:31
Cidade do Vaticano - O papa Francisco lançou nesta quinta-feira (22/11) um veemente apelo à preservação da presença de cristãos no Oriente Médio, ameaçada pelos conflitos e pelo islamismo radical. "Não nos resignamos a pensar em um Oriente Médio sem cristãos, que, há dois mil anos, professam o nome de Jesus, inseridos como cidadãos na vida social, cultural e religiosa das nações às quais pertencem", declarou o Papa, em um discurso no Vaticano para os patriarcas e arcebispos das Igrejas orientais.

[SAIBAMAIS]Francisco expressou sua "grande preocupação" sobre "as condições de vida dos cristãos, que, em muitas partes do Oriente Médio, sofrem de maneira particularmente pesada as consequências das tensões e conflitos em curso". "Da Síria, do Iraque, do Egito e de outras regiões da Terra Santa abundam as armas", indicou. "O bispo de Roma não ficará em paz enquanto houver homens e mulheres, de qualquer religião, feridos em sua dignidade, privados do necessário à sobrevivência, privados de seu futuro, obrigados a viver na condição de refugiados e de deslocados", insistiu o pontífice.



Trata-se da primeira vez que o Papa argentino, eleito em março, se reúne com a hierarquia eclesiástica dos cristãos do Oriente, católicos de rito oriental e ortodoxos, que vivem em difíceis condições religiosas, sociais e de segurança. O Papa improvisou apenas em uma ocasião para denunciar a perseguição sofrida pelos cristão na região. Calcula-se que entre 10 e 13 milhões de cristãos vivem nessa zona, dos quais 36% no Líbano, 10% no Egito, 5,5% na Jordânia, 5% na Síria, 2% no Iraque, 2% em Israel, enquanto 1,2% é de palestinos, segundo as estatísticas da Obra do Oriente.

Boa parte deles sofrem pressões para que abandone sua terra, são alvos de ameaças e, inclusive, de atentados. "Há dois mil anos professam o nome de Jesus, são cidadãos radicados na vida social, cultura e religiosa de suas nações", defendeu o pontífice. Direito de professar livremente a religião Francisco expressou um desejo particular "a Jerusalém, onde todos nós nascemos espiritualmente", para que se torne o lugar "da vontade de Deus", onde "o Oriente e o Ocidente" são chamados a unir-se.

"Hoje, junto aos pastores das Igrejas do Oriente, nós lançamos um apelo para que seja respeitado o direito a uma vida digna e a professar livremente sua fé", ressaltou o Papa, que evocou os cristãos que vivem "em pequenos grupos em ambientes marcados pela hostilidade, por conflitos e também por perseguições". Os patriarcas maronitas, coptos católicos, greco-melquitas, católicos sírios, caldeus e armênios se reuniram junto aos representantes das igreja orientais da Índia (sírio-malabar e sírio-malankara), do leste da Europa (Ucrânia, Romênia) e o patriarca latino de Jerusalém, Fuad Twal.

Francisco elogiou a vitalidade dessas igrejas, algumas das quais foram acossadas por regimes comunistas, e também destacou a sobriedade e a gestão transparente dos bens das Igrejas do Oriente, ao citar indiretamente os princípios básicos de seu pontificado. O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, agradeceu a Francisco seus pedidos em setembro para que se afaste o perigo de uma guerra na Síria e a ideia de dedicar um dia de orações a esse conflito. Em inúmeras ocasiões, os patriarcas orientais denunciaram a "hemorragia" de cristãos dessa região e a estratégia de conceder rapidamente a eles vistos para que imigrem e ve

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação