postado em 21/11/2013 18:59
O rei Juan Carlos da Espanha, de 75 anos, foi submetido nesta quinta-feira a sua nona intervenção cirúrgica desde 2010, desta vez para curar uma infecção no quadril esquerdo, cuja detecção, em setembro, reabriu o debate sobre a saúde e eventual abdicação do monarca.A operação foi realizada para substituir a prótese do quadril esquerdo que o rei havia colocado no último dia 24/9, após sofrer um quadro de infecção.
"A infecção está superada", afirmou em coletiva de imprensa o médico Miguel Cabanela, responsável pela intervenção de colocada de uma prótese no quadril esquerdo do monarca, ao lado do colega norte-americano Robert Trousdale.
Durante a operação, "colhemos amostras cujos resultados foram positivos, e tudo parece indicar que as coisas estão no bom caminho", garantiu Cabanela, que considerou "possível que ele já possa caminhar sem ajuda" no segundo trimestre de 2014.
Dificilmente o rei poderá aposentar as muletas antes de 10 ou 12 semanas. É preciso ser "um pouco otimista" para achar que seja possível, devido aos problemas sofridos pelo monarca nas extremidades inferiores nos últimos dois anos, disse Cabanela.
Antes da coletiva de imprensa, a Casa Real espanhola já havia anunciado, por meio de comunicado, o encerramento "com sucesso" da operação, realizada no hospital particular Quirón de Pozuelo de Alarcón, nos arredores de Madri.