Mundo

Chega a 33 número de mortos em desabamento de supermercado na Letônia

A catástrofe é uma das mais graves no país desde que a ex-república soviética recuperou a independência, em 1991

Agência France-Presse
postado em 22/11/2013 09:21
Riga - Pelo menos 33 pessoas morreram na quinta-feira (22/11) à noite no desabamento do teto de um supermercado no subúrbio de Riga, capital da Letônia, anunciou a polícia. "Confirmo que temos atualmente 33 mortos", declarou a porta-voz da polícia, Sigita Pildava, que também citou 38 feridos.

As equipes de resgate buscam sobreviventes no local onde o supermercado entrou em colapso em Riga

Entre as vítimas estão três bombeiros, que morreram em um segundo desabamento durante as tarefas de resgate. A catástrofe é uma das mais graves no país desde que a ex-república soviética recuperou a independência, em 1991. As autoridades informaram que muitos corpos ainda não foram identificados e pediram ajuda a todos que não receberam notícias de seus parentes e acreditam que poderiam estar no supermercado.



[SAIBAMAIS]O desabamento aconteceu na noite de quinta-feira, quando o supermercado Maxima estava repleto de clientes. "Até o momento ignoramos as causas do acidente. Foi uma noite trágica", afirmou o porta-voz dos serviços de emergência, Viktorija Sembele. O teto do centro comercial desabou sobre uma superfície de quase 500 metros quadrados. O segundo andar desmoronou sobre as primeiras equipes de resgate que chegaram ao local. Quase 200 socorristas, apoiados por militares, trabalharam durante toda a noite nos escombros.

Dois sobreviventes foram resgatados pouco depois da meia-noite, o que aumentou as esperanças das autoridades. "Continuamos trabalhando com nossa capacidade máxima, mas a situação é extremamente perigosa", disse o diretor dos serviços de resgate, Oskars Abolins. "Vamos continuar durante todo o dia com a ação de resgate", completou. A polícia iniciou uma investigação para tentar determinar as causas da tragédia, anunciou o primeiro-ministro Valdis Dombrovskis.

O supermercado, explorado pela rede Maxima Latvia, a segunda mais importante do país, foi construído em 2011 e havia sido selecionado para um prêmio de arquitetura. O teto do centro comercial estava em obras para ser transformado em um jardim suspenso, segundo o funcionário da prefeitura Juris Radzevics. "O projeto foi apresentado de acordo com as leis, mas naturalmente nós vamos verificar se todos os materiais e as obras estavam de acordo com as normas", declarou Radzevic ao canal de televisão LNT.

A rede Maxima anunciou em seu site oficial que o grupo estava "angustiado e comovido" com a catástrofe, mas que ainda não conhecia as causas e estava à disposição das autoridades para fornecer "todas as informações" necessárias. O vice-prefeito de Riga, Andris Ameriks, chegou a citar uma "explosão", mas não explicou a natureza da explosão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação