Mundo

Opositora ucraniana convoca protestos contra abandono de acordo com UE

Yulia Timoshenko, que está presa, classificou o descumprimento do acordo como um "golpe de estado"

Agência France-Presse
postado em 22/11/2013 11:30
Carcóvia - A opositora ucraniana Yulia Timoshenko, atualmente na prisão, pediu à população do país que saia às ruas para protestar contra o abandono do acordo de associação entre a Ucrânia e a União Europeia em benefício da Rússia, uma decisão que classificou de "golpe de Estado".

[SAIBAMAIS]"Timoshenko acha que a decisão do presidente Viktor Yanukovich e do primeiro-ministro Mykola Azarov (de suspender a preparação do acordo) equivale a um golpe de Estado, e pede aos ucranianos que saiam às ruas", declarou seu advogado, Sergui Vlasenko, depois de uma reunião com a cliente. O acordo de associação proposto pela União Europeia à Ucrânia foi arquivado na quinta-feira (21/11), uma semana antes de sua assinatura programada e aguardada, uma vez que Kiev preferiu "reviver suas relações econômicas com a Rússia".



A União Europeia expressou decepção após a renúncia da Ucrânia, reiterando a convicção de que o futuro do país "passa por uma relação forte com a UE". A decisão inesperada de Kiev, um verdadeiro golpe para a UE e uma vitória para a diplomacia russa, foi tomada por motivos econômicos, afirmou o primeiro-ministro do país, Mykola Azarov. "Esta decisão foi tomada exclusivamente por razões econômicas e não muda a direção estratégica do país", declarou Azarov no Parlamento, um dia depois de ter anunciado, contra todas as previsões, a suspensão do acordo. A líder da oposição ucraniana, Arseniy Yatsenyuk, acusou de "alta traição" o presidente Viktor Yanukovych e exigiu sua renúncia. Os líderes da oposição convocaram uma manifestação em Kiev, no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação