Mundo

Grupos islamitas que lutam contra regime sírio anunciam fusão

O anúncio da decisão da fusão foi feito no momento em que as tropas do regime sírio conquistaram importantes vitórias no terreno

Agência France-Presse
postado em 22/11/2013 13:38
Beirute - Sete importantes grupos rebeldes islâmicos que lutam contra o regime sírio anunciaram nesta sexta-feira (22/11) em um comunicado sua fusão e a criação de uma Frente para construir um "Estado islâmico". Este anúncio ocorre no momento em que as tropas do regime sírio conquistaram importantes vitórias no terreno, especialmente em torno de Aleppo (norte) e nos subúrbios de Damasco.

[SAIBAMAIS]A oposição e os especialistas atribuem os êxitos militares recentes do regime às divisões nas fileiras rebeldes. "A Frente Islâmica é uma força social e militar independente que tem como objetivo derrubar o regime (do presidente Bashar) Al-Assad na Síria e substituí-lo por um Estado islâmico justo", afirma o comunicado. A fusão foi anunciada horas antes no Facebook por um porta-voz da maior brigada de insurgentes de Aleppo, a Liwa Tawhid. "Graças a Deus a fusão completa das principais formações militares que lutam na Síria foi anunciada", indicou o porta-voz da Liwa Tawhid, Abu Firas.



A criação da Frente Islâmica ocorre depois da morte, na segunda-feira, de Abdel Qader Saleh, o líder carismático da Liwa Tawhid, um grupo de cerca de 8.000 combatentes ligado à Irmandade Muçulmana. Entre os grupos que aderiram à Frente Islâmica estão o Liwa al Tawhid, Ahrar al Sham (salafista) e Jaich al Islam. Também se juntaram a eles a Frente Islâmica curda. Esta é a primeira fusão de grupos rebeldes islâmicos desde o início da guerra na Síria.

Todos os grupos estão unidos "sob a bandeira ;Não há outro Deus além de Alá;", disse Abu Firas, citando a fé muçulmana. Em declarações à AFP, Abu Firas, afirmou que "as portas estavam abertas a todas as facções militares" e que "uma comissão analisará os pedidos de grupos que desejam fazer parte" da Frente Islâmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação