Mundo

Justiça britânica condena piloto paquistanês bêbado a prisão de nove meses

Irfan Faiz, de 55 anos, foi retirado da cabine antes de um voo entre Leeds, no norte da Inglaterra, e Islamabad porque cheirava a álcool e não conseguia se manter em pé

Agência France-Presse
postado em 22/11/2013 16:19
Londres - Um piloto da companhia aérea paquistanesa PIA foi condenado nesta sexta-feira (22/11) a nove meses de prisão pela justiça britânica por estar embriagado antes de pilotar um avião com 156 passageiros.

Irfan Faiz, de 55 anos, foi retirado da cabine antes de um voo entre Leeds, no norte da Inglaterra, e Islamabad porque cheirava a álcool e não conseguia se manter em pé.



A taxa máxima legal de álcool era três vezes maior em seu sangue, segundo a procuradoria.

Faiz declarou à polícia que havia bebido três quartos de uma garrafa de whisky, mas que tinha parado de beber às três da madrugada, 19 horas antes da hora prevista para a decolagem do Airbus 310.

O que o homem fez é permitido no Paquistão, que determina que os pilotos devem estar a pelo menos 12 horas sem beber, não importando a quantidade que tenha ingerido antes do último gole.

O juiz Peter Coulson considerou esta regra "absurda" e disse estar surpreso de que os pilotos que fazem regularmente o trajeto para a Grã-Bretanha desconheçam as leis mais duras do país.

As leis britânicas permitem que os pilotos tenham um máximo de 9 mg de álcool, muito menos que os 35 mg permitidos para conduzir um automóvel.

Após o incidente, a Pakistan International Airlines (PIA) declarou que demitiria Faiz se fosse condenado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação