Mundo

Acordo deve garantir direito iraniano de enriquecer urânio, diz Araqchi

Agência France-Presse
postado em 23/11/2013 21:29

Teerã, 23 novembro 2013 (AFP) - O Irã quer uma referência explícita a seu direito de enriquecimento de urânio no acordo em discussão com os países do 5%2b1 em Genebra, declarou neste sábado o chefe da equipe negociadora iraniana, Abbas Araqchi.

"Insistimos no nosso direito ao enriquecimento (de urânio) que deve ser reconhecido claramente no texto do acordo" em negociação há quatro dias pelo Irã e pelas grandes potências, disse ele à imprensa iraniana em uma entrevista coletiva.

O direito a enriquecer urânio não consta do Tratado de Não Proliferação Nuclear (NPT), firmado pelo Irã.

Esse ponto está no centro das preocupações dos países ocidentais e de Israel, que temem que o Irã utilize o urânio enriquecido a 20% para obter urânio a 90%, de uso militar. O governo iraniano insiste em que o objetivo do programa é para fins pacífico.

Araqchi declarou que as negociações "avançam, mas lentamente". Segundo ele, "98% do acordo está pronto, mas os 2% restantes talvez sejam mais importantes do que os outros pontos".

Um dos temas pendentes "é o direito ao enriquecimento que deve ser reconhecido por escrito e na prática", reiterou.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação