Agência France-Presse
postado em 24/11/2013 11:53
Tegucigalpa, 24 novembro 2013 (AFP) - Honduras começa a eleger neste domingo seu futuro presidente, com o candidato da direita Juan Orlando Hernández e a da esquerda Xiomara Castro como favoritos.Sob um forte esquema de segurança, com milhares de soldados e policiais em todo o país, as assembleias de voto abriram às 7h00 local (11h00 no horário de Brasília) com uma cerimônia solene do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada em um colégio eleitoral no bairro de San Miguel, no leste de Tegucigalpa.
"Proclamamos o início da votação. Aceitem os eleitores, respeitem a sua vontade (...). A votar com fé, dignidade e civilidade", declarou o presidente do TSE, o juiz David Matamoros, na presença de 800 observadores internacionais que vão monitorar o processo.
Cerca de 5,4 milhões de eleitores são chamados a votar.
Matamoros indicou que espera que "esta eleição possa fechar as feridas", referindo-se ao golpe de Estado de 28 de junho de 2009 contra o presidente Manuel Zelaya, marido da candidata Xiomara Castro.
Hernández, um advogado de 45 anos, candidato pelo Partido Nacional, no poder (NP, à direita), e Xiomara, de 54 anos, candidata pelo Partido Liberdade de Refundação (Livre, à esquerda), estão empatados, de acordo com as últimas pesquisas de opinião.
Honduras, o país sem guerra mais violento do mundo e o segundo mais pobre das Américas depois do Haiti, realiza a eleição com uma sociedade polarizada e uma fragilidade institucional herdada do golpe que os militares, empresários e políticos organizaram logo após Zelaya direcionar seu governo à esquerda.
Os hondurenhos também são chamados a escolher, sem um segundo turno, 128 deputados e 298 prefeitos, por um período de quatro anos.
Os 5.437 centros de votação, que abrigam cerca de 16.000 mesas eleitorais, fecharão às 16h00 (20h00 no horário de Brasília).
O TSE espera dar uma primeira projeção de resultados às 19h00 local. As autoridades eleitorais pediram aos hondurenhos para votar maciçamente.