Mundo

Fase mais difícil na negociação com Irã está por vir, diz Kerry

As negociações na cidade suíça começaram na última quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 24/11/2013 18:26
Londres - O secretário de Estado americano, John Kerry, advertiu neste domingo (24/11) que agora começa o período mais difícil para se chegar a um acordo completo sobre o programa nuclear iraniano, após um primeiro pacto histórico firmado nesta madrugada em Genebra.

[SAIBAMAIS] "Agora começa a parte realmente difícil", declarou Kerry, em uma entrevista coletiva com seu colega britânico, William Hague, na residência do embaixador americano em Londres.

"Trata-se de um esforço para conseguir um acordo completo, que vai exigir um grande trabalho em termos de verificação, de transparência e de responsabilidade. Sabemos disso", declarou Kerry, recém-chegado de Genebra.

As negociações na cidade suíça começaram na última quarta-feira, dia 20, e terminaram neste domingo. O pacto abriu um novo período de negociações de antecedentes por seis meses.
O chanceler britânico comemorou "um produto final que é um bom acordo, um bom acordo para o Oriente Médio e para o mundo".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, viu o pacto como "o sinal de que a pressão (de sanções) funciona" - afirmou neste domingo em sua conta no microblog Twitter.

Kerry ressaltou que o acordo com o Irã "não teria sido obtido se o Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) não tivesse ficado unido".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação