Mundo

ONU anuncia conferência de paz sobre a Síria para 22 de janeiro

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a conferência será "uma missão de esperança"

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 10:38
Nova York - Negociadores do governo e da oposição na Síria se reunirão, pela primeira vez desde o início da guerra civil há 32 meses, no dia 22 de janeiro em Genebra, anunciou a ONU nesta segunda-feira (25/11). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a conferência será "uma missão de esperança". ressaltando que o objetivo do encontro será impulsionar a declaração adotada pelas principais potências em junho de 2012 exigindo um governo de transição.

Soldados leais ao presidente da Síria, Bashar Al-Assad posam para foto com armas e sobre tanque militar, em Homs
"O secretário-geral espera que os representantes sírios participem da conferência em Genebra, compreendendo que este é o objetivo, e com a intenção real de acabar com uma guerra que já deixou mais de 100 mil mortos, obrigou mais de 9 milhões a abandonar suas casas, que deixou incontáveis desaparecidos e detidos, fazendo a região tremer", declarou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

"O conflito na Síria tem durado tempo demais. Seria imperdoável não aproveitar esta oportunidade para acabar com o sofrimento e a destruição que causou", disse Ban, por meio de seu porta-voz. O chefe da ONU elogiou os esforços da Rússia, Estados Unidos e do emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lahkdar Brahimi, em favor da conferência, que foi adiada várias vezes.



[SAIBAMAIS]As divisões entre a oposição síria, as dúvidas sobre o compromisso do governo com a conferência e as discussões acerca de se países como o Irã e a Arábia Saudita devem participar, frustraram os esforços para reunir as partes em conflito. A conferência será o resultado de uma reunião realizada em Genebra em junho de 2012, quando os Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - e outros Estados concordaram em lançar um governo de transição na Síria.

"Iremos a Genebra com uma missão de esperança. A conferência de Genebra é o veículo para uma transição pacífica que satisfaça as legítimas aspirações de todo o povo sírio de liberdade e dignidade, e que garanta a segurança e a proteção de todas as comunidades na Síria", ressaltou Ban. "Seu objetivo é a completa implementação do comunicado de Genebra de 30 de junho de 2012, incluindo o estabelecimento, baseado no consentimento mútuo, de um governo de transição com plenos poderes executivos, incluindo sobre as entidades militares e de segurança", acrescentou.

O Conselho de Segurança votou uma resolução de apoio a esta declaração. Ban indicou ainda que "espera que todos os sócios internacionais e regionais demonstrem significativo apoio a negociações construtivas". "Todos devem mostrar visão e liderança. Todos podem começar a trabalhar para ajudar a conferência de Genebra (...) o fim da violência, o acesso da ajuda humanitária, a libertação dos detidos e o regresso dos refugiados e deslocados", afirmou Ban.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação